top of page
Giulia Rodrigues da Silva

Aprendizagem motora de idosos é heterogênea e tem relação com o desempenho cognitivo

Pesquisa propunha tarefa motora feita em um computador para investigar o efeito da aprendizagem autocontrolada.

 

O aprendizado motor é um processo único para cada pessoa e pode se transformar ao longo da vida. Com o envelhecimento, métodos de ensino que funcionam bem para jovens nem sempre apresentam os mesmos resultados para idosos. Foi pensando nisso que Renato Reis de Souza, sob a orientação do Prof. Dr. Flavio Henrique Bastos, investigou como a aplicação do autocontrole de feedback influencia a aprendizagem motora em idosos, levando em conta também o impacto do desempenho cognitivo nesse processo. No método, o aprendiz decide quando e quantas vezes verá seu desempenho após a tentativa de realizar uma tarefa motora. 


A pesquisa constatou que a aprendizagem motora autocontrolada em pessoas idosas é influenciada pelo desempenho cognitivo. Além disso, os dados sugerem que, após os 60 anos, a idade dos aprendizes pode não ser um bom indicador de desempenho, já que os resultados obtidos por cada participante nos testes aplicados não mostraram ter relação com a idade que tinham, ou seja, os voluntários mais novos não tiveram desempenho superior aos mais velhos e vice-versa.


Estudo descobriu que o desempenho cognitivo e o aprendizado motor não se associaram à idade - Foto: Marcos Santos/USP Imagens.

Confira a matéria completa nesse link.


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page